O Método

O método de Pilates é fruto de toda uma vida de observação do corpo humano e seu funcionamento natural.

p2

O método combina o melhor das tradições orientais e ocidentais unindo corpo e mente.Pelo enfoque oriental obtemos um trabalho de flexibilização e mobilidade articular; pelo ocidental, o tônus e a firmeza muscular. Joseph Pilates dava igual importância para os dois enfoques em seu Método.

O objetivo deste treinamento é buscar o equilíbrio muscular, trabalhando o corpo como um todo e sempre respeitando as limitações do aluno.

Em seu segundo livro ” Return to life through Contrology”, de 1945, Pilates descreve o ideal de sua técnica : ” Contrologia e’ a completa coordenação de corpo, mente e espírito. Desenvolve o corpo, mente e espírito. Desenvolve o corpo uniformemente, corrige a postura, desenvolve a vitalidade física, revigora a mente e eleva o espírito. O condicionamento físico e’ o primeiro requisito para a felicidade… Nos temos de tentar alcançar constantemente corpos fortes e saudáveis e desenvolver nossas mentes ate o limite de nossa capacidade”. Em 1912, mudou-se para Inglaterra onde trabalhou como boxeador, artista circense e professor de defesa pessoal da polícia inglesa.

Com o inicio da I Guerra Mundial, foi para preso em Lancaster, onde começou a ensinar seu método para seus companheiros de prisão. Com o intuito de facilitar o trabalho para os presos, alguns ate mesmo mutilados, desenvolveu os seus aparelhos com molas das camas das celas de confinamento.

Em 1918, com a epidemia de gripe espanhola, milhares de pessoas morreram em toda na Europa, contudo os prisioneiros que seguiram seu trabalho sobreviveram. Com o término da guerra, voltou para Alemanha e continuou desenvolver seu trabalho como treinador da Força Policial de Hamburgo. Em 1926, emigrou para os Estados Unidos, onde conheceu Clara, sua esposa, e juntos abriram o primeiro estúdio em Nova York.

O método de Pilates, inicialmente chamado de “Contrologia”, a arte do controle do corpo através da mente, atraiu principalmente bailarinos, que se beneficiaram com a técnica tanto como treinamento quanto para reabilitação de suas lesões.

Em 1966, houve um incêndio no Studio, e  Joseph , na tentativa de salvar seus equipamentos, ficou preso no prédio, sustentando seu corpo em uma viga, até ser resgatado pelos bombeiros. Todavia, meses antes, Joseph havia sofrido uma queda no gelo, quando praticava corrida , e já estava debilitado com uma fratura nas costelas. Acreditam que a combinação da queda, e a inalação de monóxido de carbono , foi o motivo da morte após algum tempo de sobrevida aos 87 anos de idade.

%d bloggers like this: